terça-feira, maio 09, 2006

Convite: Fórum Rádios Comunitárias

Olá a Todos,

No próximo dia 15 de Maio vamos dar início a um debate sobre “O Papel das Rádios Comunitárias na luta contra a exclusão social”, que terá lugar no âmbito do CIARIScommunity, em http://tecfaseed.unige.ch/users/frete/ciariscommunity/. Esta é uma iniciativa conjunta do Projecto “Estratégias e Técnicas de luta contra a Exclusão Social e a Pobreza”, STEP/Portugal do Bureau Internacional do Trabalho (BIT), da Rede Nacional das Rádios Comunitárias (RENARC) e do Centro de Estudos Africanos do ISCTE (CEA), no âmbito das actividades do site web Inclusão Social nos PALOP (http://www.inclusao-palop.org/) e do Centro Informático de Aprendizagem e de Recursos para a Inclusão Social – CIARIS (http://www.ilo.org/ciaris).

Atendendo que uma das principais prioridades do BIT é a luta contra as diferentes formas de exclusão social e a redução da pobreza, procuraremos repensar e identificar as estratégias mais adequadas face a situações concretas, que venham a ser apresentadas, com o objectivo de promover a inclusão, dando particular atenção aos grupos vulneráveis ou em risco. As reflexões terão na base os princípios estratégicos da integralidade, participação, parceria e territorialidade.

Em alguns países africanos, em particular nas regiões mais isoladas e marcadas pela ruralidade, as Rádios Comunitárias representam hoje um dos principais meios promotores de inclusão social, pelo incentivo à participação e ao envolvimento de todos, à comunicação, à interacção, à valorização da vida comunitária e à criação de novas oportunidades.

Esta iniciativa revela-se manifestamente inovadora, já que, mais do que um Fórum de debates, pretende criar-se uma comunidade de aprendizagem e de prática que tenha continuidade ao longo do tempo, e onde possam ser partilhadas experiências, colocadas dúvidas para esclarecimento, apresentadas dificuldades e divulgadas práticas bem sucedidas, mas também disponibilizados recursos, tais como documentos para leitura e reflexão, links e sites de interesse relacionados com o tema, informação sobre eventos e encontros futuros, sem esquecer a sistematização dos resultados de encontros anteriores, como são os exemplos do “Atelier sobre Rádios Comunitárias e Rurais” (Cabo Verde, 2002), ou do “1º Encontro de Rádios Comunitárias da CPLP” (Guiné Bissau, Março de 2006).

Com o CIARIScommunity Rádios Comunitárias procura criar-se um local de encontro e de troca de experiências, onde a aprendizagem possa se privilegiada, reduzindo as distâncias e valorizando as práticas que têm sido prosseguidas nos diferentes países.

Também com a preocupação de recolher o máximo de experiências e de conseguir um debate animado, contamos com a participação de todos, porque só assim conseguiremos alcançar os objectivos a que nos propomos. Este é um espaço de todos nós que será construído com o vosso apoio ao longo do tempo.

Para efectuarem o vosso registo, deverão aceder a: http://tecfaseed.unige.ch/users/frete/ciariscommunity/ e, uma vez aqui, que efectuem o vosso registo. No menu do lado direito do ecran encontram campo para preenchimento de Login e para criação de uma nova conta. Ao clicarem no link aparecerá uma página de registo (link direct - http://tecfaseed.unige.ch/users/frete/ciariscommunity/user.php). Seleccionem a opção “registe-se” e preencham os dados solicitados.

Após o registo, podem ir tomando contacto com a plataforma informática, nomeadamente consultando o texto introdutório, os links e os recursos que já se encontram disponíveis, a página relativa aos moderadores e convidados especiais. Toda esta informação está acessível através dos links que se encontram no menu do lado direito, na secção Rádios Comunitárias. Para mais informações sobre o funcionamento da plataforma, consultem o Guia de utilização, acessível no menu superior.

Contamos com a vossa participação! E pedimos o vosso apoio na divulgação.

Brígida Rocha Brito e Adão Nhaga

Moderadores

Sem comentários: